A execução deste planejamento ocorreu nas turmas de 5° ano da Escola Estadual Maria Costa em Araguaína, são alunos de periferia, com dificuldades de aprendizagem e utilizamos esta metodologia como mecanismo para incentivá-los a melhorar a leitura e produção de textos.
O desenvolvimento da aula transcorreu de forma tranqüila, observamos maior empenho dos alunos em conhecer a forma correta de escrever as palavras e seus significados. Conheceram também as ferramentas utilizadas pelos marceneiros, pedreiros, carpinteiros, como eles vivem e trabalham, tiraram fotos e pesquisaram temas voltados para as outras profissões que tinham curiosidades.
Foi trabalhado antes os conteúdos necessários para que os alunos tivessem um bom desempenho.
Através desta atividade aprendi muito pois percebi o quanto se pode diversificar a aula com o uso do computador na realização de uma tarefa de pesquisa em que o aluno tenha acesso às multimídias. Aproveitamos a oportunidade e buscamos parcerias com os professores de arte e realizaram um lindo trabalho com desenhos e pinturas utilizando o paint.
Avaliamos o soletrando como um sucesso na aprendizagem dos alunos conseguimos atender as nossas expectativas e as dos alunos.
HOMENÁGEM AO PROFESSOR
Há 16 anos