Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso às informações que estendem ou complementam o texto principal.
Pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe da internet. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura
Na verdade é uma experiência muito significativa conhecer a imensidão de caminhos que se pode percorrer através da tecnologia no wikipédia e hipertexto.
Nesse contexto, no que se refere à facilidade oferecida pela internet através da navegação no hipertexto percebo o avanço da tecnologia favorecendo e facilitando os nossos alunos e professores pesquisadores a tirar suas dúvidas, elaborar trabalhos de pesquisa, melhorando a produção textual e projetos escolares, oportunizando desenvolvimento de atividades mais significativas para o aluno, despertando o interesse pelas descobertas e a busca pelo desconhecido.
HOMENÁGEM AO PROFESSOR
Há 16 anos
Muito bem Maria de Jesus. Concordo com tudo que vc falou. Estamos imersos em uma sociedade, cuja evolução tecnológica modifica nossos hábitos e a forma de aprender também é influenciada por todas essas inovações. Se o ser humano muda seus conceitos e forma de ver o mundo ao longo da história, a forma de ensinar e aprender também exige novos paradigmas. É interessante conhecer as últimas descobertas tecnológicas que fazem parte do cotidiano comunicativo dos jovens e suas possibilidades no uso pedagógico, prinicipalmente a utilização do hipertexto na prática pedagógica.
ResponderExcluirIsso mesmo amiga, a escola ainda tem um grande caminho a percorrer, para que se avalie, na prática, os prós e os contras da inserção da cultura digital como prática pedagógica. Como ocorreu com a disseminação da tecnologia da escrita que provocou profundas transformações na prática educativa, ocorre hoje o mesmo com o hipertexto, cada vez mais popularizado e ganhando significado educativo. A escola deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com o hipertexto, reconhecendo nele uma poderosa ferramenta de aprendizagem através da pesquisa, da construção cooperativa e interativa, através das bibliotecas e cursos virtuais, onde professores e alunos aprendem juntos. E toda essa troca de saberes, de cultura, implica em uma nova forma de ler e de escrever. A leitura se torna mais dinâmica através das imagens e sons, passíveis de se escolher um mesmo assunto produzido por vários autores através dos inúmeros links dispostos nas páginas dos hipertextos e, dada à velocidade de acesso às informações, e troca de mensagens, principalmente através das salas de bate papo, surge uma nova escrita, novas idéias vão sendo construídas e os alunos terão com certeza mais facilidades em produzir textos, desenvolvendo suas habilidades nos mais variados aspectos da vida.
ResponderExcluirMuito bem amiga,
ResponderExcluirsua colocação esta corretissima sobre imensidão de caminhos que se pode percorrer através da tecnologia no wikipédia e hipertexto.
O que falta agora é nós professores pergarmos esses caminhos e fazer novos descobrimentos.
Parabéns colega,
ResponderExcluirPela sua dedicação no curso, sempre pronto para aprender e ensinar os colegas nas dificuldades.
abraço